terça-feira, 2 de outubro de 2012

Puxa Saco com flores aplicadas

Materiais:
2 retângulos de tecido poá laranja de algodão medindo 26x53m cada, 21x53cm de algodão cru,
3 botões, termocolante, molde da flor; tesoura e alfinetes;
linha de algodão para costura nas cores verde(para o caule da   flor) e uma cor clara para o corpo
do puxa saco, eu usei uma cor crua;
2 tiras de elástico de 9mm de largura e aprox. 24cm de  comprimento,
viés verde: 1 tira de 14cm para a alça do puxa saco, 3 tiras de 8cm para fazer a folha e 3 tiras de                                       12cm para o caule da flor.

1. Passe os riscos das flores para o papel termocolante. Corte o papel, deixando uma margem de 0,5cm ao redor. Aplique com o ferro no avesso do tecido e recorte sobre a linha dos risco.
2. Retire a película protetora do termocolante. Centralize e aplique no tecido cru. Coloque a tira maior do viés sob a flor e forme o caule e com a tira menor dobre e forme a folha. Prenda com alfinetes.
3. Posicione um dos retângulos laranja no tecido cru, lado direito com direito. Costure com ponto reto, depois posicione o outro retângulo laranja no tecido cru e costure do mesmo modo, depois vire e rebata a costura, fazendo um pesponto no tecido laranja.
4. À máquina passe uma costura reta em volta de todo o desenho. Repita o procedimento nas outras duas flores.
5. Pregue os botões à mão.
6. Dobre o trabalho ao meio no sentido do comprimento e prenda com alfinetes. Costure à máquina com ponto reto. Faça as bainhas dobrando 4cm do tecido laranja para o lado de dentro, alfinete e costure. A 1,5 cm desta costura faça outra costura, formando uma canaleta para passar o elástico.
7. Se preferir, antes de fazer a costura lateral (passo 6), posicione a tira de viés com alfinete por dentro(lado direto) para formar a alça que vai pendurar o puxa saco.
8. Com a ajuda de um alfinete de segurança passe o elástico.

Detalhe da alça feita com o viés costurado juntamente com o fechamento lateral.

Estas flores são o mesmo molde com botões maiores

Diâmetro da flor é de 10cm de uma pétala a outra
Espero que esteja fácil o entendimento porque este foi o primeiro puxa saco que fiz.
O molde precisei fotografar porque não consegui inserir na postagem o molde em PDF.
Beijinhos,
Laura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe um recadinho!